quarta-feira, 28 de julho de 2010

Césio-137 e os Acidentes Nucleares


Césio-137 é um isótopo radioativo, produzido artificialmente pela fissão do urânio ou plutônio. Cs-137 apresenta uma meia-vida de aproximadamente 30 anos.

Sua radiação é altamente penetrante, permitindo que o césio 137 seja facilmente observável por meio de detectores de radiação.

O Césio 137 emite luz, brilha, que é mais perceptível no escuro. Foi esse brilho que fascinou Devair e seus companheiros. A curiosidade despertada por esse brilho levou à abertura da 03_MVG_cesiocápsula, removida de um aparelho de radioterapia abandonado, a marretadas, liberando assim o césio em pó (20 gramas de cloreto de césio) .  O aparelho era um emissor de radiações utilizado para bombardear com precisão células cancerígenas e destruí-las sem afetar os tecidos próximos.

 

 

E assim em 13 de setembro de 1987, dois catadores de lixo de Goiania, deram início ao que seria o segundo maior acidente radioativo do mundo. O césio 137 fez centenas de vítimas durante os 16 dias em que percorreu Goiânia. c_sio137

Veja aqui um arquivo flash produzido pelo Greenpeace sobre o acidente em Goiania.

E o pior acidente nuclear da história?

Ocorreu em 26 de abril de 1986 (um ano antes do acidente brasileiro) na Usina Nuclear de Chernobyl. Devido ao superaquecimento do Reator 4, uma explosão levantou a tampa do reator de duas mil tonelada, elevando uma nuvem de poeira radioativa.

chernobyl-3-3a404Bombeiros e operários que tentaram apagar o incêndio, morreram pouco depois. Depois de controlado o incendio, após cinco mil toneladas de areia serem jogadas, robôs foram fazer a limpeza do local e apresentaram falhas mecânicas devido a alta radioatividade do local. Finalmente, homens foram enviados para fazer tal limpeza (muitos deles também morreram).

Estima-se que 8 mil ucranianos ja morreram devido a tragédia nuclear e há previsões que mais 9 mil poderão morrer de câncer nos próximos setenta anos devido a radiação.

Anterior Proxima Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Comente! Erros, dicas, sugestões, elogios? Comente sempre!

No Facebook

Seguidores

Total de visualizações

Licença Creative Commons
Tecnologia do Blogger.