terça-feira, 27 de julho de 2010

Carros movidos a química


A Chem-e-Car é uma competição anual que envolve faculdades americanas, principalmente com alunos de Engenharia Química, que tem como objetivo a construção de pequenos carros que se movem por meio de algum processo químico, e também relatar em um poster os detalhes de seu projeto.

ChemE06_f-thumb

Chem-E-Car-2010-Injection2-web-thumb-460x453-10461Os estudantes disputam conferências regionais e nacionais. As regras determinam que o protótipo deve percorrer uma distância, parar em um determinado tempo e levar uma determinada carga. Os valores do desafio são revelados uma hora antes do início da prova. As equipes ainda possuem a chance de duas alterações no protótipo para tentar alcançar as metas propostas. É proibido utilização de baterias comerciais (pilhas comuns).
Além disto o carro não pode passar de certas dimensões e deve operar de forma ´limpa´, sem emissão de poluentes ou resíduos nocivos.

Os prêmios variam de 200 à 2000 dolares. A competição nacional é patrocinado pela Chevron(Texaco).

Aqui tem alguns links em ingles das REGRAS da competição (tamanho, carga, layout, o que pode ser usado) 

Regras Oficiais do E-Car, competição Chem atualizado abril 2010

E-Chem-Car Regras de segurança atualizado janeiro 2010

Nesta Página (Aqui) você encontra um aluno falando como ele fez seu carro químico para um projeto, é bastante simples e interessante. (Está em inglês, utilize o google tradutor)

Últimos Vencedores

2009 Universidade Northeastern
2008 Universidade de Cornell
2007 Cooper Union 2007
2006

University of Puerto Rico

2005 Universidade de Tennessee

 

Fontes: Em SinteseUakron

** Aqui segue umas fotos que recebi do pessoal da The University of Akron. E você pode conhecer os carros e os posters deles que disputaram a Chem-E-Car, aqui. (Muito legal, confiram, tem até o custo para construir os carros).

P1000708 PB160958 IMG_0438 IMG_0455

Anterior Proxima Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Comente! Erros, dicas, sugestões, elogios? Comente sempre!

No Facebook

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.