O ingrediente mais feminino da história da cerveja: o lúpulo. Além de ser uma flor linda e delicada, o lúpulo é um dos grandes responsáveis pelo aroma e pelo amargor da cerveja.
O lúpulo, Humulus Lupulus L., é uma planta da família das canabidáceas, a mesma da maconha. Ele dá à cerveja sabor e aroma, atua como um conservante natural e auxilia na formação da espuma.
O uso de lúpulo na fabricação de cerveja remonta a 736 DC no sul da Europa Central.
O lúpulo possui um efeito relaxante, aliás eles sempre foram usados no tratamento contra insônia; antes mesmo de algum espertinho resolver “temperar” sua cerveja com essa plantinha.
As plantas machos não tem utilização na cerveja. Já as plantas fêmeas produzem um cone de lúpulo que contém as propriedades químicas que são utilizadas no processo de fabricação de cerveja. Esse material é conhecido por lupulina.
Amargor
Isso mesmo, eles conferem amargor à cerveja equilibrando o caráter doce natural da mesma. Os que são mais eficientes em passar esse amargor a cerveja são os lúpulos de amargor, conhecidos por seu alto teor de alfa ácidos.
Aroma/Sabor
O lúpulo trás muito mais para a cerveja que apenas amargor, se usado corretamente ele tem o poder de maximizar seu aroma e sabor dando toques variados como cítrico, floral, picante, e assim por diante… Se você realmente quiser aprender mais consulte esse artigo: The Essential Oil of Hops: Hop Aroma and Flavor in Hops and Beer.
Inibidor bactericida
Além de contribuir com aroma e amargor o lúpulo ajuda a manter sua cerveja livre de bactérias indesejáveis sem, no entanto, afetar nossas queridas leveduras e seu árduo trabalho de fermentar a cerveja. Isso é particularmente importante para os cervejeiros caseiros haja vista que aumenta consideravelmente a validade das cerveja que raramente são pasteurizadas.
No Brasil
O clima brasileiro é impróprio para o cultivo dessa planta e portanto o que temos disponível é basicamente é o que é importado pelas empresas especializadas.
No que tange os cervejeiros caseiros a maior (e mais barata) fonte de lúpulo é a WE-Consultoria que vende pacotes de 250 gramas. Alternativamente, para menores quantidades, Aturma também é uma fonte viável.
Apesar de tentarem muito, os cientistas ainda não descobriram uma forma de sintetizar as resinas e óleos responsáveis pelo amargor e aroma do lúpulo em laboratório.
0 comentários :
Postar um comentário
Comente! Erros, dicas, sugestões, elogios? Comente sempre!