terça-feira, 20 de julho de 2010

Hélio-3 – O Futuro do Planeta


helium-3O que é?
O hélio-3 é um gás raríssimo no planeta Terra. Embora não-radioativo, poderia ser usado como combustível em futuras centrais elétricas nucleares, sem deixar qualquer resíduo tóxico. Com as tecnologias disponíveis, o hélio-3 é o único recurso cujo custo-benefício de sua extração na Lua valeria a pena (atualmente, nem o ouro vale os custos envolvidos).
De quanto precisamos para abaste cer a Terra?
Com base no atual consumo de energia, cerca de 100 toneladas de hélio-3 proveriam a Terra por um ano (o que significa que a Lua poderia abastecer a Terra durante 10 mil anos). Anualmente, teríamos de transportar o gás aos poucos da Lua para a Terra; e a chegada de cada remessa seria um grande acontecimento, além de requerer uma logística específica de segurança.
Quer12023_28743m o descobriu e quando?
Sendo um raro isótopo nuclear, o hélio-3 era hipoteticamente existente nos estudos de Mark Oliphant, na Universidade de Cambridge, em 1934. O gás é conhecido como um subproduto da manutenção de armas nucleares. O hélio-3 foi encontrado em amostras de rochas lunares trazidas pelos astronautas do Projeto Apollo, graças ao trabalho de Harrison Schmitt, que viajou à Lua na Apollo 17, o único geólogo a visitar o satélite. É gerado como subproduto das próprias reações nucleares do Sol e soprado pela galáxia por ventos so lares. Por falta de proteção no campo magnético da Terra, o solo lunar absorveu o hélio-3 por milhões de anos…
$$Valor
Valendo U$ 4 milhões o quilo, o gás hélio-3 não produz subprodutos nocivos e nada menos que 100 toneladas poderiam fornecer energia para o planeta inteiro durante um ano. Tudo que é preciso fazer é ir buscá-lo.
Anterior Proxima Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Comente! Erros, dicas, sugestões, elogios? Comente sempre!

No Facebook

Seguidores

Total de visualizações

Licença Creative Commons
Tecnologia do Blogger.