quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dmitri Mendeleev


Dmitri Mendeleev nasceu em Tobolsk, na Sibéria em 1834 e morreu em 1907. Mendeleev estudou ciências em São Petersburgo (viajou cerca de 2 mil Km, sendo a maior parte à pé) e se graduou em 1856.

kabmen3

Mendeleev é mais conhecido por seu trabalho sobre a tabela periódica, organizando os 63 elementos conhecidos em uma tabela periódica com base na massa atômica e agrupamento por similaridade das propriedades, que publicou em Princípios da Química em 1869.

Ele previu a existência e as propriedades de elementos novos. Sua tabela ainda não incluia nenhum do gases nobres. Dois dos elementos previstos por Mendeleev foram: o eka-alumínio (gálio) e o eka-silício (germânio)

A tabela abaixo mostra as propriedades do germânio e  as propriedades previstas por Mendeleev para esse elemento, que na época era desconhecido e o qual Mendeleev nomeou de eka-silício.

Propriedades Propriedades previstas por Mendeleev para o eka-silício (1871) Propriedades determinadas experimentalmente para o germânio (Ge) (1885)
Massa atômica 72 72,6
Densidade (g/cm3) 5,50 5,47
Cor Cinzento Cinzento claro
Densidade (g/cm3) do óxido 4,7 4,7
 
Imagens das primeiras tabelas periódicas criada por Mendeleev (Clique para aumentar)

Mendeleev_lawmendeleev_1871   Mendeleev'sPeriodic

O trabalho desenvolvido por Mendeleev foi surpreendente, pois suas pesquisas foram desenvolvidas em uma época em que muitos elementos naturais eram desconhecidos como, por exemplo, os gases nobres. Não se conhecia a estrutura atômica e os números atômicos que são utilizados na organização dos elementos da tabela atual. Somente em 1913 Henry G. L. Mosely estabeleceu o conceito de número atômico; porém essa descoberta não provocou grandes alterações na classificação dos elementos feita por Mendeleev, apenas alguns rearranjos.

Em homenagem a este brilhante cientista, foi dado o seu nome ao elemento de número atômico 101 - Mendelévio.

DmitriMendeleev2

Anterior Proxima Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Comente! Erros, dicas, sugestões, elogios? Comente sempre!

No Facebook

Seguidores

Total de visualizações

Licença Creative Commons
Tecnologia do Blogger.