As pessoas associam gases industriais a algo perigoso, emitido por chaminés, escapamentos e equipamentos mal regulados.
Enganam-se quem pensa que a indústria é apenas formada por materiais sólidos como ferro, aço e concreto.
Assim como o oxigênio é essencial para a nossa respiração, ele também é indispensável na manufatura de produtos.
Os gases industriais são oxigênio, nitrogênio, argônio, hidrogênio, dióxido de Carbono (CO2), ar comprimido e Acetileno
Esses gases são exclusivamente fabricados para serem utilizados na indústria. Existem empresas especializadas no processo de produção de gases.
A maioria deles é obtida do ar que respiramos mesmo. O ar é comprimido e dele removido vapor, poeira e outras impurezas. Logo em seguida, resfria-se o ar, para que ele chegue a seu estado liquido. Depois se separa por meio de destilação, obtendo-se oxigênio, nitrogênio, argônio e outros gases.
Quem utiliza esses gases?
Os gases industriais são amplamente utilizados na transformação de matéra prima.
O oxigênio com alto índice de pureza é um dos principais itens no rol dos gases industriais. O chamado oxigênio puro é utilizado em operações de solda, corte e na fabricação do aço, além de segmentos tão variados quanto papel e celulose e tratamento de esgotos.
Também temos o sabor de sua batata Ruffles que depende da aplicação de nitrogênio; o ar comprimido, utilizado para produção de cilindro de mergulho; aplicação de dióxido de carbono na produção de refrigerantes; a utilização do acetileno nos processos de solda.
Os gases também podem ser aplicados na indústria na forma líquida ou sólida (nitrogênio e gelo seco)
Temos uma nova área de aplicação dos gases industriais, a criogenia, que vem a ser a produção de baixíssimas temperaturas (-100° C). Muito aplicada na produção de projetos espacial (foguetes).
Outros gases industriais importantes: amônia, hélio, dióxido de enxofre, óxido nitroso e monóxido de carbono.
João Paulo Tessarini
Cursando Licenciatura em Química
João, parabéns pelo comentário! Também curso química e veja muita resistência da sociedade em compreender muitos termos simples, associando-os com algo ruim. Isso ocorre com a própria palavra química. Artigos como este são muito bons para desmistificar essa ciência maravilhosa.
ResponderExcluirA ingestão de hidroxido de sódio misturado a ácido cloridico e cola provoca oq ao ser humano?e em contato com a pele?oq ocorre?
Excluiro acido clorídrico e corrosivo !
ExcluirOlá João, boa tarde!
ResponderExcluirTalvez eu esteja aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para conhecer o Projeto EDUCADORES MULTIPLICADORES. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.
DIVULGUE SEU BLOGUE e fique em evidência!
Faça parte da maior comunidade de blogs do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam seu blog e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!
Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.
IRIVAN
muito bom o post!
ResponderExcluirQue interessante... penso que vi algo sobre o assunto aqui: http://portugues.free-ebooks.net/categoria/quimica
ResponderExcluirSe lhe interessa, dê uma olhada!