quinta-feira, 3 de maio de 2012

A mágica dos pontos médicos


Essa semana fiz uma pequena cirurgia, mas uma coisa me intrigou muito: o que faz com esses pontos médicos caem sozinho? Mágica, nanotecnologia ou simplesmente química?

Depois de uma breve pesquisa, foi fácil descobrir que tudo não passa de química. Ela faz tudo parecer incrivelmente tecnológico ou mágico. Vou seguir com uma breve explicação de como funciona.

Os fios de sutura utilizado pelos médicos podem ser absorvíveis ou não-absorvíveis. O famoso “ponto que cai sozinho”, são feito de fios absorvíveis, que podem ser de origem sintética ou animal.

Fios absorvíveis são aqueles cujo o material é progressivamente destruído e absorvido por hidrólise, proteólise, ou fagocitose, variando com o tipo de fio.

 

O de origem animal pode ser preparado basicamente das mucosas do intestino bovino ou de colágeno, obtido do tendão bovino. Porém tem absorção muito irregular, o que pode ocasionar inflamações mais facilmente.

Os fios de origem sintética possuem diversas marcas comerciais e com algumas variações na sua composição. Mas vamos aqui descrever o Dexon.

Dexon.

É um polímero multifilamentoso do ácido glicólico (ácido hidroxia-cético). *Este ácido sempre está presente em produtos de beleza (cremes faciais principalmente).

Ele é absorvido por hidrólise, que ocorre de forma mais regular e previsível. Existe uma hipótese que os produtos da degradação do ácido poliglóico são potentes agentes antibacterianos, o que reduz as inflamações, totalmente ao contrário do fio de origem animal.

O Dexon pode ser usado em grande variedade de procedimentos cirúrgicos, é bem tolerado não só em feridas limpas mas também em situações de infecção.

Sua desvantagem é que ele pode cortar os tecidos.

 

Ácido Glicólico

 

 

Dexon.Os outros fios de sutura absorvíveis são:

Caprofyl – Composiçao: Poliglecaprone 25 (Copolímero de glicolida e caprolactona)

Monocryl – Composiçao: Poliglecaprone 25 (Copolímero de glicolida e caprolactona)

Vicryl – Composiçao: Poliglactina 910, coberta com Poliglactina 370 + estearato de cálcio

Pds II – Composiçao: polidioxanona

Normalmente os pontos caem entre 2 e 3 semanas, período de meia vida da tensão dos fios.

Anterior Proxima Página inicial

4 comentários :

  1. Olá, gostei da publicação, em um leve acidente tive um pequeno corte e foi preciso 3 pontos na região, no 8º dia um dos pontos já saiu, a região está cicatrizando rapidamente e estava preocupado sobre a demora da caída dos pontos, pois pensava ser com poucos dias. Mas se é de 2 a 3 semanas, melhor aguardar.
    Obs. Raramente presto a minha opinião. Mas neste que não havia nenhum comentário resolvi mudar minha opinião. Grato!

    ResponderExcluir
  2. Meu filho de 12 anos de idade, foi submetido a uma cirurgia por videolaparoscopia paravreitrada de vesícula. Os pontos da sutura são absorviveis, segundo os médicos. Mas a cirurgia ocorreu dia 23 de março de 2016 e, até hoje, dia 22 de abril,
    nenhum caiu ainda. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  3. Estou a mais de um mês com a linha me incomodando muito dentro da gengiva. Li que pode demorar 90 dias para o corpo absorver. Que porcaria, incomoda muito!

    ResponderExcluir
  4. Cortei a língua foi 17 pontos com 4 dias já caiu os ponto será q é normal

    ResponderExcluir

Comente! Erros, dicas, sugestões, elogios? Comente sempre!

No Facebook

Seguidores

Total de visualizações

Licença Creative Commons
Tecnologia do Blogger.