domingo, 18 de julho de 2010

Luminol – Desvendando Crimes


Descobriremos como este composto, conhecido como luminol, revela cenas ocultas do crime.
O Que é o Luminol?
O luminol (C8H7O3N3), composto em pó feito de nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e carbono. Os criminalistas misturam o pó de luminol com um líquido contendo peróxido de hidrogênio (conhecido com Água Oxigenada) (H2O2) , um hidróxido (OH-) e outros produtos químicos e despejam o liquido em um borrifador.
luminol_gif
NOME IUPAC - 5-Amino-2,3-di-hidro-1,4-ftalazinadiona
luminolO peróxido de hidro gênio e o luminol são os principais agentes da reação química, mas para que produzam um brilho forte precisam de um catalisador, no caso o ferro contido na hemoglobina.
Para executar um teste com luminol, os criminalistas pulverizam a mistura em qualquer lugar onde pode haver sangue. Se a hemoglobina e a mistura de luminol entram em contato, o ferro na hemoglobina acelera a reação entre o peróxido de hidrogênio e o luminol. Com o ferro acelerando o processo, a luz brilha o suficiente para ser vista em um ambiente escuro.

A Reação Química: Nesta reação de oxidação, o luminol perde átomos de nitrogênio e hidrogênio e adquire átomos de oxigênio, resultando em um composto denominado 3-aminoftalato. A reação deixa o 3-aminoftalato em um estado de energia mais elevado, pois os elétrons dos átomos de oxigênio são empurrados para orbitais mais elevados. Os elétrons retornam rapidamente para um nível de energia menor, emitindo a energia extra em forma de um fóton de luzluminol-crimescene
Nem Tudo é  Perfeito como luminol2a TV
Normalmente, o luminol apenas mostra aos detetives que pode haver sangue na área, já que outras substâncias, inclusive água sanitária doméstica, podem fazer com que o luminol brilhe. O problema com o luminol é que a reação química pode destruir outras evidências na cena do crime. Por esta razão, os investigadores apenas usam luminol após explorarem as outras opções.
Anterior Proxima Página inicial

2 comentários :

Comente! Erros, dicas, sugestões, elogios? Comente sempre!

No Facebook

Seguidores

Total de visualizações

Licença Creative Commons
Tecnologia do Blogger.