domingo, 2 de maio de 2010

Metanol – O combustível da Fórmula Indy


   O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico com fórmula química CH3OH.

Methanol_flat_structure

   Líqüido, inflamável e perigoso, tal álcool causa cegueira, é absorvido pela pele e possui chama invisível.

   Curiosamente, quando queima não emite chamas, e é por isso mais perigoso ainda: não se vê que um incêndio está acontecendo até sentir os efeitos do incêndio. É por isso que os corredores e pessoal dos boxes da Fórmula Indy são tão precavidos, já que os carros correm com metanol puro como combustível.

   O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação de madeiras, ou pela reação do gás de síntese, vindos de origem fosseis gás natural(uma mistura de H2 com CO passando sobre um catalisador metálico a altas temperaturas e pressões).

Tratamento da Intoxicação

   Antigamente, o tratamento da intoxicação por metanol era feito à base de bebidas alcoólicas, principalmente Uísque. Sabe-se que o etanol, forma do álcool nas bebidas, liga-se com muita facilidade ao ácido fórmico tóxico, o principal metabólito do metanol, facilitando sua excreção. Para se alcançar o efeito desejado, é necessário levar o paciente a um estado de embriaguez. Isto equivale a 4 doses de 45ml de Uísque. Atualmente, este método é pouco utilizado devido aos avanços farmacológicos. Nas unidades de saúde com recursos, usam-se o fomepizol um antagonista competitivo da desidrogenase láctica.

Anterior Proxima Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

Comente! Erros, dicas, sugestões, elogios? Comente sempre!

No Facebook

Seguidores

Total de visualizações

Licença Creative Commons
Tecnologia do Blogger.