O cheiro do Gás de Cozinha - GLP

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é composto de uma mistura basicamente de 2 gases: Propano (C3H8) e Butano (C4H10).
Esta mistura é de normalmente de 50% de cada um desses 2 produtos, sendo que o GLP é inodoro (não tem cheiro). Isso mesmo, ELE NÃO TEM CHEIRO.

image BUTANO (C4H10)

image PROPANO (C3H8)

O mercaptano é adicionado ao gás de cozinha,o qual proporciona aquele cheiro desagradável quando há vazamento,já que os dois gases que misturados(propano e butano) ,que são os combustíveis,são inodoros.

Grupo mercaptano são compostos orgânicos que contêm o grupo –SH (designado por grupo tiol, grupo mercaptano ou grupo sulfidrilo).

imageOs tióis são semelhantes aos álcoois excepto no fato de o átomo de oxigênio ser substituído pelo átomo de enxofre. O nome de um tiol é precedido do nome do hidrocarboneto: ex. etanotiol (C2H5SH). O seu cheiro forte e desagradável é uma propriedade característica. Por exemplo, o cheiro do alho é produzido por etanotiol.

4 comentários:

  1. muito obrigado... estava louca atraz destas informações sobre a formula do gas de cozinha e seu cheiro. vvalleuuuu;;;;

    ResponderExcluir
  2. Esse gás foi adicionado junto com o glp, para dar aquele mal cheiro, para as pessoas observarem que há vazamento, do contrário poderiamos ter pessoas tendo intoxicação e morte ou até mesmo explosões.

    ResponderExcluir
  3. Verdade muitos pessoas morem tomando banho quente em apartamento pois o gás utilizado ñ tem o mercaptano

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas excelentes informações: simples e objetivas. Há muito eu queria saber o nome do tal produto que é misturado ao GLP, o mercaptano.
    Valeu.

    ResponderExcluir

Comente! Erros, dicas, sugestões, elogios? Comente sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails