domingo, 19 de setembro de 2010

Química do Peido


Os gases estomacais têm várias origens, podem ser provenientes de ar engolido, de reações químicas no aparelho digestivo, produzido por bactérias ou oriundo da corrente sanguínea.

A composição do peido é bastante variada, a reação entre o ácido produzido no estômago e os fluidos do intestino pode peidoproduzir dióxido de carbono (CO2), que também é um componente do ar (atomosférico) e/ou resultante da ação das bactérias. As bactérias também podem produzir hidrogênio e metano

As proporções da composição dos gases intestinais pode depender de vários fatores, tais como, o que comemos, quanto ar é engolido, que tipo de bactérias estão no aparelho digestivo e quanto tempo o gás permanece preso.

Quanto mais o gás permanece preso, maior é a proporção de nitrogênio em sua composição, pois os outros gases podem ser absorvidos pela corrente sanguínea.

Todo o metano produzido é de origem bacteriana e não tem origem das células humanas.

peidooO fedor do peido tem origem na presença de gás sulfídrico (H2S), metanotiol     (H3C-S-H), dimetil sulfeto (H3C-S-CH3) e mercaptanas na mistura. Estes compostos contém enxofre em sua composição. A proporção dos compostos fedorentos representa algo como 1% do total.

Compostos ricos em nitrogênio, tais como escatol (3-metil indol) e indol também contribuem para o mau cheiro.

Quanto mais a dieta for rica em alimentos ricos em enxofre, maiores os problemas. por exemplo couve-flor, ovos e carne. Também pode existir um fator genético que predispõem um indivíduo a ter mais problemas com gases.

(Clique na imagem para aumentar)peido-ovo-big

Em um adulto a produção de gases intestinais varia de 200 a 2000ml diários.

A quantidade de hidrogênio e metano na composição  total pode tornar os gases inflamáveis. peido-forte-e-fedido

Uma observação importante é que o metano, hidrogênio, gás carbônico e nitrogênio não possuem odor.

domingo, 5 de setembro de 2010

As cores da Gasolina


Linguagem das cores

octanagem-1No Brasil, todas as gasolinas, por lei, recebem 25% de álcool anidro.
A premium possui baixo teor de enxofre, o que polui menos e deixa menos resíduos nos motores. A diferença da gasolina aditivada para a comum está na presença de detergentes e dispersantes e nos diversos corantes que recebem. O da Petrobras é esverdeado. Cada bandeira usa corantes amarelos ou alaranjados que permitem diferenciar os tipos. A gasolina para aviões, de alta octanagem, recebe corante azul. O etanol, álcool etílico, combustível menos poluente que os outros é incolor, enquanto o diesel é amarelo-esverdeado.

Mas a gasolina enfim, é incolor, igual a querosene que você usa em casa.

sábado, 4 de setembro de 2010

Gasolina – Octanagem, Aditivos, Qualidade


A gasolina tornou-se o combustível por excelência para automóveis, devido a seu elevado poder calorífico e à facilidade de misturar-se com lado_saluo ar no carburador.

 

 

Octanagem

A octanagem é a medida das propriedades anti detonantes da gasolina e indica sua capacidade de evitar que a combustão da mistura ar/combustível ocorra antes do ponto, o que prejudica o rendimento do motor.

Uma maneira de aumentar a potência de um motor de uma determinada cilindrada é aumentar sua taxa de compressão. Portanto, um "motor de alto desempenho" possui uma maior taxa de compressão e requer um combustível com mais octanas.

Depois do craqueamento do petróleo obtém diversar cadeias (com 5, 6, 7, 8 carbonos). Acontece que o heptano (7 carbonos) aceita pouca compressão. Basta um pouquinho de compressão para ele entrar em ignição espontaneamente. O octano (8 carbonos) aceita muito bem a compressão e você pode comprimi-lo bastante sem que nada aconteça. A gasolina com 87 octanas contém 87% de octano e 13% de heptano A ignição ocorre espontaneamente nesta gasolinaprecogasolina em um determinado nível de compressão e ela só pode ser usada em motores que não ultrapassem essa taxa.

 

Aditivos

Até a década de 80 era adicionado chumbo tetra-etila para aumentar a octanagem, mas foi interrompido devido à poluição causada pela descarga de compostos desse metal na atmosfera.

Outros aditivos usados na gasolina são:

detergentes, para reduzir depósitos de sujeira do motor; (é o que contém na GASOLINA ADITIVADA)

anticongelantes, (etilenoglicol, C2 H6 O2) para prevenir falha do motor por congelamento do carburador;

anti-oxidantes.

gasolinaNo final do século XX a elevação dos preços do petróleo, e por conseguinte os da gasolina, levou alguns países a misturar álcool anidro (etanol puro) à gasolina, o que diminui o consumo anual de gasolina, o Brasil irá aumentar a produção de álcool e de acordo com a Conab a demanda pela gasolina A (pura) sairá de 17,779 bilhões de litros para 16,065 bilhões foto_gasolina_comumao ano.

 

 

O teste de qualidade

Use 500 ml água comum e 500 ml gasolina.

Utilizando de uma proveta graduada para 1000 ml (ou outro recepiente de 1L), pegue uma amostra de gasolina de 500 ml que ira testar e coloque na proveta, complete com mais 500ml de água comum e chacoalhe o tubo por 15 segundos.

Deixe descansar por 1 minuto para que a água absorva o álcool, e como a gasolina é mais leve que a água/álcool irão se separar indo a água para baixo e gasolina pura p/acima.

Com este teste você verá que o nível de água que era de 500 ml passou para perto de 600 ml com o álcool que retirou da gasolina determinado uma faixa de 22% de álcool em meio litro de gasolina (sendo, 500 ml contém perto de 100ml de álcool ).

POR LEI, É PERMITIDO ATÉ 25% DE ÁLCOOL.

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