terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Soda Cáustica - (Hidróxido de Sódio)


Desde a antiguidade, aplicada ao uso cotidiano e industrial, super corrosiva, auxilia contra a poluição,  veja a íncrivel história da humilde e perigosa soda cáustica.

Fórmula Molecular NaOH
Massa Molar 39,99 g/mol
Nome IUPAC Hidróxido de Sódio
Nome Comercial Soda Cáustica

Historicamente

Na antigüidade, os egípcios já usavam a soda cáustica para fabricar tipos primitivos de sabão. Ao longo dos séculos, o principal uso continua sendo este mesmo (saponificação de ácidos graxos, ou seja, aquilo que se faz ao adicionar soda cáustica na gordura para fazer sabão caseiro).

0Ela era produzida “caseiramente” através do Carbonato de Sódio. Com o passar do tempo o método se torno inviável, devido a grande necessidade de soda cáustica, comercialmente e industrialmente.

 

Pesquisas permitiram que o homem começasse a produzir soda cáustica utilizando processos que se tornaram mais diferenciados e mais eficientes.

Em 1791, Leblanc inventou um processo para produção de carbonato. No entanto, Ernest Solvay, em 1861, conseguiu produzir o mesmo carbonato de sódio utilizando amônia. A eficiência obtida por Solvay representou um progresso sem igual em relação aos processos então existentes.

Finalmente…

Ao final do século XIX, graças aos avanços tecnológicos, tornou-se viável explorar em escala industrial outro SodiumHydroxideprocesso de produção de soda cáustica: a eletrólise de uma solução de cloreto de sódio (uma salmora, água e sal).

Eletricidade…

Sob o efeito de uma corrente elétrica que passe entre dois eletrodos (o ânodo e o cátodo), ocorre a dissociação das moléculas do cloreto de sódio e da água, o que resulta em  cloro de um lado (sobre o ânodo) e hidrogênio e soda cáustica líquida do outro lado (sobre o cátodo).

NaCl+H2O → Eletricidade → NaOH+1/2Cl2↑+1/2H2

Esq_fabricac_celula_mem

 

Então para onde vai tanta Soda Cáustica?

 soda causticaAplicações:

Controlando a poluição: a soda cáustica é um composto alcalino, é o oposto químico dos ácidos, podendo por isso neutralizá-los. sistemas neutralizam as emissões de gases ácidos de chaminés, contribuindo assim para tornar o meio ambiente mais limpo e livre de poluição.

Nos deixando bem limpinhos: A soda cáustica desempenha um papel importante na fabricação dos sabões em pó, sabões em barra, sabonete de banho e detergentes.

sabaoDiversas e numerosas aplicações industriais: é usada na produção de tecidos de algodão para fortalecer as fibras e absorver melhor o tingimento. Muito utilizada também na indústria de papel e celulose.

Super Desentupidor:  Ocasionalmente, é de uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. (Atividade perigosa)

Tratamento de água: para correção de pH.

Produção farmacêutica: a soda cáustica é usada como um produto intermediário na produção de numerosos outros produtos, tais como o fenolato de sódio usado nos anti-sépticos e na produção da aspirina e do álcool de amila usados em produtos farmacêuticos.

Perigosa?

Ingestão: Pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.

Inalação: Irritação com pequenas exposições, danoso ou mortal em altas doses.

Pele: Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves. queimadura-soda-causticaOlhos: Perigoso. Pode causar queimaduras, danos a córnea ou conjuntiva.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Gasolina – O Que É ? Quimicamente!


Gasolina, o derivado mais nobre e importante atualmente do petróleo.

328_maiorA gasolina é o derivado de petróleo mais popular em nosso país, onde o seu consumo tem aumentado significativamente nos últimos anos: em 1995 foram consumidos 13,8 bilhões de litros enquanto entre 2007 e 2010 a demanda é de mais de 17 bilhões de litros/ano. Mas agora vem diminuindo, devido ao sucesso do etanol.

O que É?

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos líquidos voláteis, inflamáveis,(compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio), normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono, e, e m menor quantidade, por produtos oxigenados. A gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos egasolina-verdeles em baixas concentrações. (Lembrando: a gasolina é incolor, igual a querosene que se usa em casa; as cores são obtidas através de corantes ou  aditivos,  apenas para ajudar o consumidor a diferenciar, não alteram nada na qualidade do produto.)

 programas_tecnologicos_09

 

Como é obtida?

A gasolina é obtida do petróleo bruto bombeado do solo. Este líquido contém hidrocarbonetos que ligam-se em cadeias de diferentes comprimentos. Os diferentes comprimentos das cadeias têm diferentes pontos de ebulição e podem ser separadas por destilação fracionada.

destilacao

As cadeias de C7H16 até C11H24 são misturadas e usadas para fazer gasolina. Todas elas evaporam a temperaturas abaixo do ponto de ebulição da água. É por isso que a gasolina evapora tão rápido quando é derramada no chão.

Como em média somente 10% do petróleo é gasolina, ela passou a ser obtida por novos processos, criados para aumentar o rendimento da produção: o craqueamento.

O processo de craqueamento quebra as moléculas de hidrocarbonetos pesados (cadeias grandes) convertendo-as em gasolina (cadeias menores) e uma série de outros destilados com maior valor comercial.

oil-refining-cracking-unit

Os dois tipos principais de craqueamento são o térmico (usa calor e altas pressões para efetuar a conversão de grandes moléculas em outras menores) e o catalítico, que faz uso de uma substância que realiza a conversão em condições de pressão mais reduzidas (altas temperaturas ainda são necessárias). O catalisador facilita o quebramento das moléculas.

Catalisadores mais usados: platina, alumina, bentanina ou sílica.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Queimar dinheiro – Coisa de Químico


Queimar dinheiro? Só poderia ser coisa de louco… ou de químico também.

 

Explicação:

Na mistura composta por álcool isopropílico e água, ocorre a combustão do álcool, uma reação exotérmica, ou seja, é liberado calor. Ao mesmo tempo em que ocorre a combustão do álcool, ocorre a absorção deste calor pela água, não existindo calor suficiente para que a nota se queime.

Para saber mais:

A reação de combustão do álcool isopropílico é

2C3H7OH(l) + 9 O2(g)  -----> 6CO2(g) + 8H2O(g) 

E a entalpia desta reação é -1987kJ/mol.

 

Fonte: Ponto Ciência

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Óculos de Proteção – Eficiência?


Cada tipo de óculos possui diversas opções de desenho, conformação ao rosto, material e lentes, conforme seu uso.
Materiais de confecção do corpo: nylon, PVC, vinyl, poliestireno, borracha.
Material de confecção das lentes: tela de aço inox, acetato, acrílico, policarbonato, poliestireno vidro comum ou resistente ao impacto (vidro temperado).
Nem sempre os modelos mais comuns e mais utilizados são os mais eficientes, veja e escolha o modelo mais apropriado para você e o tipo de material que você trabalha.
oculos-protecao-tinta-PQ

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Quitina – Uma Solução para muitos probelmas?


 

foto-lagostaA quitina é um polissacarídeo obtidos a partir da carapaça da lagosta, é utilizado atualmente para medicamentos e poderá substituir plásticos futuramente.

 

O que É

A quitina é um polímero (polímeronatural) de cadeia longa derivado da glicose encontrado em muitos lugares do mundo natural. Quitina é o principal componente das paredes celulares de fungos; exoesqueletos de artrópodes como crustáceos (caranguejo, camarão, lagosta) e insetos (formigas, abelhas, borboletas); e partes de moluscos.quitina est

Foi descoberta em cogumelos pelo professor francês Henri Braconnot, em 1811, recebendo então a denominação inicial de fungina. O nome quitina foi dado por Odier, em 1823, quando esta foi isolada de insetos.

Emagrece e Cicatriza

quitinaMuito utilizada pela medicina. As propriedades da quitina como um material forte e flexível a fazem propícia para linhas cirúrgicas. A quitina é biodegradável, o que significa que ela degrada-se com o tempo à medida que a ferida sara. Também utilizada sozinha como um agente para cura de feridas (Em 1997 em Cuba, ela surge para restaurar os tecidos danificados, com o nome comercial de Reteded)

Costuma-se utilizar a quitina para fazer quitosana, um produto com vários usos comerciais e biomédicos possíveis. A utilização mais famosa da quitosana é em produtos para emagrecer.

quitosana45cps 

Riscos?

Trabalhadores que atuam em ambientes com altos níveis de quitina, como em indústrias processadoras de crustáceos, têm tendência de sofrer maior incidência de asma. Estudos recentes têm sugerido que a quitina pode desem penhar papel em possíveis caminhos para doenças alérgicas. (Além daqueles que já são alérgicos à crustáceos)

O Futuro!

A quitina poderá substituir futuramente os produtos que empregam plásticos (derivados de petróleo), pois os plásticos tem uma meia-vida muito longa (acima de 300 anos), ao contrário da quitina que é biodegradável.

biodegradavel

Além da possibilidade de ser empregado na construção civil como material de extrema resistência à pressão.

Até ao momento não foi possível a síntese industrial (in vitro) somente a síntese em laboratório (in vivo).

Anterior Proxima Página inicial

No Facebook

Seguidores

Total de visualizações

Licença Creative Commons
Tecnologia do Blogger.