quarta-feira, 28 de julho de 2010

Césio-137 e os Acidentes Nucleares


Césio-137 é um isótopo radioativo, produzido artificialmente pela fissão do urânio ou plutônio. Cs-137 apresenta uma meia-vida de aproximadamente 30 anos.

Sua radiação é altamente penetrante, permitindo que o césio 137 seja facilmente observável por meio de detectores de radiação.

O Césio 137 emite luz, brilha, que é mais perceptível no escuro. Foi esse brilho que fascinou Devair e seus companheiros. A curiosidade despertada por esse brilho levou à abertura da 03_MVG_cesiocápsula, removida de um aparelho de radioterapia abandonado, a marretadas, liberando assim o césio em pó (20 gramas de cloreto de césio) .  O aparelho era um emissor de radiações utilizado para bombardear com precisão células cancerígenas e destruí-las sem afetar os tecidos próximos.

 

 

E assim em 13 de setembro de 1987, dois catadores de lixo de Goiania, deram início ao que seria o segundo maior acidente radioativo do mundo. O césio 137 fez centenas de vítimas durante os 16 dias em que percorreu Goiânia. c_sio137

Veja aqui um arquivo flash produzido pelo Greenpeace sobre o acidente em Goiania.

E o pior acidente nuclear da história?

Ocorreu em 26 de abril de 1986 (um ano antes do acidente brasileiro) na Usina Nuclear de Chernobyl. Devido ao superaquecimento do Reator 4, uma explosão levantou a tampa do reator de duas mil tonelada, elevando uma nuvem de poeira radioativa.

chernobyl-3-3a404Bombeiros e operários que tentaram apagar o incêndio, morreram pouco depois. Depois de controlado o incendio, após cinco mil toneladas de areia serem jogadas, robôs foram fazer a limpeza do local e apresentaram falhas mecânicas devido a alta radioatividade do local. Finalmente, homens foram enviados para fazer tal limpeza (muitos deles também morreram).

Estima-se que 8 mil ucranianos ja morreram devido a tragédia nuclear e há previsões que mais 9 mil poderão morrer de câncer nos próximos setenta anos devido a radiação.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Carros movidos a química


A Chem-e-Car é uma competição anual que envolve faculdades americanas, principalmente com alunos de Engenharia Química, que tem como objetivo a construção de pequenos carros que se movem por meio de algum processo químico, e também relatar em um poster os detalhes de seu projeto.

ChemE06_f-thumb

Chem-E-Car-2010-Injection2-web-thumb-460x453-10461Os estudantes disputam conferências regionais e nacionais. As regras determinam que o protótipo deve percorrer uma distância, parar em um determinado tempo e levar uma determinada carga. Os valores do desafio são revelados uma hora antes do início da prova. As equipes ainda possuem a chance de duas alterações no protótipo para tentar alcançar as metas propostas. É proibido utilização de baterias comerciais (pilhas comuns).
Além disto o carro não pode passar de certas dimensões e deve operar de forma ´limpa´, sem emissão de poluentes ou resíduos nocivos.

Os prêmios variam de 200 à 2000 dolares. A competição nacional é patrocinado pela Chevron(Texaco).

Aqui tem alguns links em ingles das REGRAS da competição (tamanho, carga, layout, o que pode ser usado) 

Regras Oficiais do E-Car, competição Chem atualizado abril 2010

E-Chem-Car Regras de segurança atualizado janeiro 2010

Nesta Página (Aqui) você encontra um aluno falando como ele fez seu carro químico para um projeto, é bastante simples e interessante. (Está em inglês, utilize o google tradutor)

Últimos Vencedores

2009 Universidade Northeastern
2008 Universidade de Cornell
2007 Cooper Union 2007
2006

University of Puerto Rico

2005 Universidade de Tennessee

 

Fontes: Em SinteseUakron

** Aqui segue umas fotos que recebi do pessoal da The University of Akron. E você pode conhecer os carros e os posters deles que disputaram a Chem-E-Car, aqui. (Muito legal, confiram, tem até o custo para construir os carros).

P1000708 PB160958 IMG_0438 IMG_0455

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Katchup


COMPOSIÇÃO: polpa de tomate, vinagre, sal, espessantes (goma xantana e pectina) açúcar, conservantes (ácido sórbico e cloreto de cálcio).

Goma xantana (vem das bactérias)

Trata-se de meleca de bactérias. Esse carboidrato gelatinoso vem das bactérias Xanthomonas, uma praga que ataca verduras e a cana-de-açúcar, vivendo de sacarose. Na indústria, elas são criadas para virar uma gosma, que dá consistência a sucos, sorvetes, xaropes, cremes dentais. Também é usada em tintas de parede e até para lubrificar brocas de perfuração de petróleo.

Ácido sórbico
catchupSem ele, o ketchup ficaria com uma camada branca ou cinza em poucos dias. O ácido sórbico evita que apareçam bolores e leveduras em alimentos ácidos, como refrigerantes, iogurtes e maionese. Extraído da tramazeira, uma árvore que dá frutinhos vermelhos, é um dos conservantes mais eficientes e menos tóxicos que existem – faz menos mal que o sal de cozinha ou o vinagre.

Cloreto de cálcio (também usado no cimento)
noticia_122269016048e0c5709a55cEsconde do sabor a acidez do ketchup – mas não a elimina, já que a acidez inibe microorganismos. O cloreto de cálcio une os ingredientes, evitando que a

água se separe da mistura. Fo ra da cozinha, aparece no extintor de incêndio e até em misturas de concreto, para reduzir o tempo de endurecimento do cimento. Na concentração usada em alimentos, não faz mal à saúde.

Pectina
Sabe aquela casca branca da laranja? Ela é cheia do polissacarídeo pectina, o principal componente da parede celular dos vegetais. Da casca da laranja e dos resíduos da polpa da maçã, se extrai o suco de pectina. Quando está em meios ácidos e doces, como o ketchup, esse suco deixa a massa cremosa, ajudando a goma xantana a tornar o resultado mais consistente.

 10618

Aprenda como se faz Catchup EM CASA.

 

Apoio: Blog das Moléculas

domingo, 25 de julho de 2010

Urânio em vidro


Um vidro que contém urânio, na forma de diuranato (U2O72-), pode apresentar este belo brilho quando sob luz ultravioleta.mao-uranio-vidro-flickr-breAtualmente este tipo de vidro não é mais utilizado em utensílios normais, devido ao temor pela radiação e controle da mineração de urânio. Mesmo com baixas doses de radiação, provavelmente não seria considerado seguro o suficiente para o uso diário, e atualmente é de interesse restrito a colecionadores e curiosos.

A quantidade de urânio nas peças pode variar de 2 a 25% em peso. coelho-uranio-vidro-flickr-muzina_shanghaiA coloração normal do vidro, sem a incidência da luz ultravioleta, pode variar do verde ao amarelo, e depende do estado de oxidação e concentração dos íons metálicos, e da possível adição de outros agentes que conferem cor ao vidro.

Veja neste video a identificação de Urânio em um relógio mais antigo

Imagens sobre licença Creative  Commons, via bre pettis e muzina_shanghai. Retirado do Em Sintese

sábado, 24 de julho de 2010

Tritio


O trítio, do latim tritium, é o terceiro isótopo do hidrogênio, (representado por 3H), e o menos abundante.

É utilizado para iniciar o processo de fissão nuclear das bombas atômicas. O trítio pode realizar liberar grande quantidade de energia ao realizar a fusão nuclear, e pode fazê-lo mais facilmente que os outros isótopos mais comuns do hidrogênio. Assim, o trítio poderá ser utilizado (no futuro) para a produção de energia em grande quantidade. Emite radiação do tipo β(beta). (Veja mais abaixo o perigo desta radiação)

01Mas agora fora explodir as coisas você também pode iluminá-las!

Veja por exemplo este chaveiro, custa apenas 9 dólares na DealExtreme (com frete grátis para o Brasil). Segundo o fabricante a radioatividade dele não tem força para penetrar na pele e emite luz por mais de 10 anos (E é verdade). Este material também está sendo muito usado para iluminar ponteiros de relógios de pulso. gadgets_html_7395fe4

tritium_benefits_artComo ele brilha?

As partículas beta emitidas devido ao decaimento radioativo do gás trítio excitam os átomos de uma camada de fósforo e portanto, emitem um belo brilho verde, sendo este fenômeno conhecido como radioluminescência. O brilho permanecerá por no mínimo 10 anos (normalmente até mais, já que a meia-vida do trítio é de 12,32 anos).   tritio-amostra-flickr-bionerd

Ele também pode gerar energia pela fusão nuclear controlada,  bem mais limpa do que aquela produzida pela fissão nuclear pois como principal resíduo, tem-se o hélio e o processo de produção de energia deixaria lixo nuclear de baixa periculosidade

NuclearFission3

O maior empecilho para a produção de fusão n uclear a partir do trítio é que este isótopo de hidrogênio é muito raro na Terra, mas abundante no espaço. Acredita-se que a Lua contenha a maior reserva de trítio conhecida próximo à Terra.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Nova seção no Blog Volátil


Conheça uma nova página do blog
Toda voltada para o Tema Tabela Periódica
Aproveite e faça o download de uma completíssima tabela.

 

Tabela Periódica

elementos

O Próton que encolheu


O próton, uma das mais conhecidas e básicas estruturas que formam a matéria, esteve guardando alguns segredos. Essa semana, cientistas descobriram que seu núcleo é 4% menor do que se achava. E o que isso muda na sua vida? Nós já explicamos:atom

Os prótons, como você deve lembrar das aulas de química e física, são partículas elementares de carga positiva. Juntamente com nêutrons e  elétrons, eles formam os átomos que, por sua vez, formam o Universo.

Os cientistas descobriram que o próton é menor disparando raios laser em uma versão do átomo de hidrogênio (que consiste de um elétron e de um próton). O experimento deixou claro que o raio do próton é menor. E essa descoberta significa que a teoria que explica como a luz e a matéria interagem deve ser revisada ou então que a constante usada em muitos cálculos envolvendo prótons está errada.

E isso afeta várias áreas da ciência. Na astronomia, por exemplo, a forma com que se calcula os elementos químicos de outras galáxias usando espectroscopia pode estar errada!

Pode não parecer muito significativo para nós, meros mortais, mas segundo os físicos é uma discrepância muito séria que pode significar uma nova teoria de eletrodinâmica quântica.protonA medida “errada” foi tirada há 10 anos, em um instituto alemão. Ou seja, não só os alemães confiaram em um polvo para dizer que iriam perder as semifinais para a Espanha, mas também podem ter feito besteira com a mecânica quântica – com todo o respeito, afinal, durante 10 anos, ninguém conseguiu provar que eles estavam errados.

[LiveScience]Hypescience

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Saiba mais sobre o LÍTIO


Para ativar legenda (Aqui)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dmitri Mendeleev


Dmitri Mendeleev nasceu em Tobolsk, na Sibéria em 1834 e morreu em 1907. Mendeleev estudou ciências em São Petersburgo (viajou cerca de 2 mil Km, sendo a maior parte à pé) e se graduou em 1856.

kabmen3

Mendeleev é mais conhecido por seu trabalho sobre a tabela periódica, organizando os 63 elementos conhecidos em uma tabela periódica com base na massa atômica e agrupamento por similaridade das propriedades, que publicou em Princípios da Química em 1869.

Ele previu a existência e as propriedades de elementos novos. Sua tabela ainda não incluia nenhum do gases nobres. Dois dos elementos previstos por Mendeleev foram: o eka-alumínio (gálio) e o eka-silício (germânio)

A tabela abaixo mostra as propriedades do germânio e  as propriedades previstas por Mendeleev para esse elemento, que na época era desconhecido e o qual Mendeleev nomeou de eka-silício.

Propriedades Propriedades previstas por Mendeleev para o eka-silício (1871) Propriedades determinadas experimentalmente para o germânio (Ge) (1885)
Massa atômica 72 72,6
Densidade (g/cm3) 5,50 5,47
Cor Cinzento Cinzento claro
Densidade (g/cm3) do óxido 4,7 4,7
 
Imagens das primeiras tabelas periódicas criada por Mendeleev (Clique para aumentar)

Mendeleev_lawmendeleev_1871   Mendeleev'sPeriodic

O trabalho desenvolvido por Mendeleev foi surpreendente, pois suas pesquisas foram desenvolvidas em uma época em que muitos elementos naturais eram desconhecidos como, por exemplo, os gases nobres. Não se conhecia a estrutura atômica e os números atômicos que são utilizados na organização dos elementos da tabela atual. Somente em 1913 Henry G. L. Mosely estabeleceu o conceito de número atômico; porém essa descoberta não provocou grandes alterações na classificação dos elementos feita por Mendeleev, apenas alguns rearranjos.

Em homenagem a este brilhante cientista, foi dado o seu nome ao elemento de número atômico 101 - Mendelévio.

DmitriMendeleev2

terça-feira, 20 de julho de 2010

Hélio-3 – O Futuro do Planeta


helium-3O que é?
O hélio-3 é um gás raríssimo no planeta Terra. Embora não-radioativo, poderia ser usado como combustível em futuras centrais elétricas nucleares, sem deixar qualquer resíduo tóxico. Com as tecnologias disponíveis, o hélio-3 é o único recurso cujo custo-benefício de sua extração na Lua valeria a pena (atualmente, nem o ouro vale os custos envolvidos).
De quanto precisamos para abaste cer a Terra?
Com base no atual consumo de energia, cerca de 100 toneladas de hélio-3 proveriam a Terra por um ano (o que significa que a Lua poderia abastecer a Terra durante 10 mil anos). Anualmente, teríamos de transportar o gás aos poucos da Lua para a Terra; e a chegada de cada remessa seria um grande acontecimento, além de requerer uma logística específica de segurança.
Quer12023_28743m o descobriu e quando?
Sendo um raro isótopo nuclear, o hélio-3 era hipoteticamente existente nos estudos de Mark Oliphant, na Universidade de Cambridge, em 1934. O gás é conhecido como um subproduto da manutenção de armas nucleares. O hélio-3 foi encontrado em amostras de rochas lunares trazidas pelos astronautas do Projeto Apollo, graças ao trabalho de Harrison Schmitt, que viajou à Lua na Apollo 17, o único geólogo a visitar o satélite. É gerado como subproduto das próprias reações nucleares do Sol e soprado pela galáxia por ventos so lares. Por falta de proteção no campo magnético da Terra, o solo lunar absorveu o hélio-3 por milhões de anos…
$$Valor
Valendo U$ 4 milhões o quilo, o gás hélio-3 não produz subprodutos nocivos e nada menos que 100 toneladas poderiam fornecer energia para o planeta inteiro durante um ano. Tudo que é preciso fazer é ir buscá-lo.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Bolo feito no laboratório


Mas este você não pode comer. Não é seguro. :-/

Para ativar legenda (Aqui)

domingo, 18 de julho de 2010

Luminol – Desvendando Crimes


Descobriremos como este composto, conhecido como luminol, revela cenas ocultas do crime.
O Que é o Luminol?
O luminol (C8H7O3N3), composto em pó feito de nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e carbono. Os criminalistas misturam o pó de luminol com um líquido contendo peróxido de hidrogênio (conhecido com Água Oxigenada) (H2O2) , um hidróxido (OH-) e outros produtos químicos e despejam o liquido em um borrifador.
luminol_gif
NOME IUPAC - 5-Amino-2,3-di-hidro-1,4-ftalazinadiona
luminolO peróxido de hidro gênio e o luminol são os principais agentes da reação química, mas para que produzam um brilho forte precisam de um catalisador, no caso o ferro contido na hemoglobina.
Para executar um teste com luminol, os criminalistas pulverizam a mistura em qualquer lugar onde pode haver sangue. Se a hemoglobina e a mistura de luminol entram em contato, o ferro na hemoglobina acelera a reação entre o peróxido de hidrogênio e o luminol. Com o ferro acelerando o processo, a luz brilha o suficiente para ser vista em um ambiente escuro.

A Reação Química: Nesta reação de oxidação, o luminol perde átomos de nitrogênio e hidrogênio e adquire átomos de oxigênio, resultando em um composto denominado 3-aminoftalato. A reação deixa o 3-aminoftalato em um estado de energia mais elevado, pois os elétrons dos átomos de oxigênio são empurrados para orbitais mais elevados. Os elétrons retornam rapidamente para um nível de energia menor, emitindo a energia extra em forma de um fóton de luzluminol-crimescene
Nem Tudo é  Perfeito como luminol2a TV
Normalmente, o luminol apenas mostra aos detetives que pode haver sangue na área, já que outras substâncias, inclusive água sanitária doméstica, podem fazer com que o luminol brilhe. O problema com o luminol é que a reação química pode destruir outras evidências na cena do crime. Por esta razão, os investigadores apenas usam luminol após explorarem as outras opções.

sábado, 17 de julho de 2010

Cloreto de polivinila - PVC


   O PVC é um produto de grande versatilidade e que está mais presente no nosso dia-a-dia do que podemos imaginar. Suas propriedades, características e relação custo/benefício combinados, revelam suas potencialidades de aplicação, tornando-o um produto de extrema importância para a indústria mas, sobretudo, para a humanidade. Conheça mais sobre ele, que pode representar uma alternativa sustentável para os plásticos.
moleculapvc
Características:
:: Leve (1,4 g/cm3), o que facilita seu manuseio e aplicação;
:: Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores;
:: Resistente à maioria dos reagentes químicos;
:: Bom isolante térmico, elétrico e acústico;
:: Sólido e resistente a choques;
:: Impermeável a gases e líquidos;
:: Resistente às intempéries (sol, chuva, vento e maresia);
:: Durável: sua vida útil em construções é superior a 50 anos;
:: Não propaga chamas: é auto-extinguível;
:: Versátil e ambientalmente correto;
:: Reciclável e reciclado;
:: Fabricado com baixo consumo de energia.
O ciclo de vida útil dos produtos à base de PVC é:
:: De 15 a 100 anos em 64% dos produtos;
:: De 2 a 15 anos em 24%;
:: Até 2 anos em 12% dos produtos.
A fabricação do PVC
O PVC não é um material como os outros. É o único material plástico que não é 100% originário do petróleo. O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo).
A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso natural renovável. Veja abaixo o fluxograma de fabricação do PVC e sua fórmula química:
fluxograma

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Benzeno – Saiba muito mais dele neste video


Altamente cancerígeno, ponto de fusão 5,5ºC (relativamente alto), cheiro parecido com amêndoas, saiba disto e muito mais com este video.
Como ativar legenda?(Aqui)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dióxido de Carbono


O dióxido de carbono (CO2) é uma molécula muito interessante, e no vídeo abaixo explicam um pouco sobre as fases (sólido, líquido e gás) do CO2, mostrando como este pode passar direto da fase sólida (gelo seco) para a fase gás, sem passar por uma fusão, no que é conhecido como sublimação.

COM LEGENDAS EM PORTUGUÊS

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ácido propenilsulfênico – choradeira da cebola


   As cebolas nos fazem chorar. Os que freqüentam a cozinha, não só para comer, mas para preparar os alimentos sabem do que estou falando. E quem já prestou atenção neste fenômeno, percebeu que choramos apenas quando estamos cortando-as.CEBOLA FAZENDO CHORAR

  Isso ocorre porque as enzimas que ativam o sabor e biogênese do fator lacrimejante são guardadas em vacúolos no citoplasma.

  Quando cortamos a cebola, rompem-se os vacúolos liberando as enzimas que promovem a formação dos compostos sulfurados.

   Também é o corte, diga-se de passagem, que libera substâncias que dão cheiro ao prato.

  Mas quem faz a gente chorar é o ácido  propenilsulfênico, que transforma-se espontaneamente em propanotial-S-óxido – este sim o fator lacrimogêneo volátil que irrita os olhos e dispara o reflexo de produção de lágrimas em abundância. São tantas lágrimas que o duto lacrimal, que despeja para dentro do nariz as lágrimas constantes (aquelas que lubrificam os olhos).image004

 

    Após a síntese do fator lacrimejante (propanotial-S-óxAACH001332ido) este, altamente volátil, chega até o fluido que lubrifica o nosso globo ocular formando substâncias que desencadeiam a produção  exagerada de lágrimas, fazendo a gente chorar

Os Tiocompostos. O prefixo “tio” indica justamente a substituição de átomos de oxigênio por áto mos de enxofre em determinados composto.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Nitroglicerina


Produzir nitroglicerina é mais fácil que fazer sabão caseiro.
Nitroglicerina, também conhecida como trinitroglicerina ou trinitrato de glicerina, é um composto químico explosivo.
A fórmula química da nitroglicerina é C3H5N3O9
632px-Nitroglycerin-2D-skeletal
Descoberta por Ascanio Sobrero (1812-1888) em 1847, que primeiramente a chamou de "piroglicerina", misturando glicerina, ácido sulfúrico e ácido nítrico.
Em 1867, Alfre d Nobel, cujo pai, engenheiro, na cidade russa de São Petersburgo, instalou uma fábrica de nitroglicerina, concebeu absorver a nitroglicerina por um material poroso, absorvente e inerte como a sílica, pós de cerâmicas, argila seca, gesso, carvão, e em especial, as terras diatomáceas (Kieselguhr[1]) obtendo uma massa moldável. Tal massa foi patenteada como dinamite. ( A história da dinamite faz parte da história do prêmio Nobel)
A nitroglicerina é preparada misturando cuidadosa e lentamente a glicerina com uma mistura fria de ácido sulfúrico e ácido nítrico concentrados não permitindo que a temperatura ultrapasse 30º C.
Pela simplicidade do processo, dificultam-se em muitos países (como no Brasil) a aquisição de ácido nítrico e ácido sulfúrico.

10 maneiras de usar vinagre


        O vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma ravinagre-toscanozão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza. O mais indi cado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores.

1. Paredes limpinhas
Por mais que você reclame, não tem jeito: as crianças rabiscam as paredes. Sem falar em marcas de sapatos ou de móveis. O vinagre branco é uma solução rápida para remover essas manchas sobre a pintura. Faça uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna e aplique sobre as marcas. Esfregue com um pano macio até que desapareçam totalmente.

vinagre_manzana_big22. Bichos
Para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos, primeiro remova os resíduos. Depois, limpe o local com um pano embebido em uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre. Para finaliza r, aplique um pouco do produto puro sobre a área e deixe secar naturalmente.

3. Rejuntes
Com o vapor do chuveiro ou a gordura dos alimentos, é natural que os rejuntes dos azulejos do banheiro e da cozinha acumulem mofo. Fácil resolver isso: com uma escova de dentes velha, aplique uma boa quantidade de vinagre puro. Deixe agir por duas horas e lave com água e sabão.

4. Lavanderia
As roupas mancharam? Basta misturar, em um b orrif180px-Removing_gum_271ador, a mesma quantidade de água e vinagre. Espirre sobre as manchas antes de colocar a peça para lavar. Espere a máquina encher e adicione à água uma xícara (chá) de vinagre branco puro. Depois é só lavar normalmente.

5. Adeus, cheiro de mofo!
Você lava e passa as roupas com carinho, mas o cheiro de mofo do armário parece mais forte do que todo o trabalho que teve? Para acabar com esse odor, esvazie os compartimentos e deixe uma bacia com vinagre branco puro dentro do móvel durante uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água em todo o guarda-roupa. Pronto!

6. Panelas
Esquecer a panela no fogo é trabalho dobrado: além de precisar cozinhar tudo de novo, a comida fica grudada no fundo. Para remover a sujeira do alumínio, inox ou do tefal, coloque água e quatro colheres de sopa de vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave outra vez.

7. Brilho extra nos copos
Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O copo_brilhantevinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente.

8. Na lavadora de pratos
A máquina de lavar louças facilita bastante o trabalho na cozinha. Mas, para que funcione corretamente e sem encrencar, não pode acumular sujeira. Para acabar com a gordura impregnada, coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem.

9. Fogão novo de novo
Depois das frituras, mesmo passando detergente, a gordura demora a sair. Deixe um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão ou da frigideira por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja. Vale também para o forno. Fica tudo brilhando.

10. O que fazer com o odor do ralo?
O acúmulo de sujeira é o principal responsável pelo odor. Para eliminar o mau cheiro, use essa mistura poderosa: um quarto de xícara (chá) de bicarbonato de sódio e meia xícara (chá) de vinagre branco. Cubra o ralo e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com muita água quente.
Fernanda de Almeida
Revista Máxima - 06/2010
Direto do blog das Moléculas
Anterior Proxima Página inicial

No Facebook

Seguidores

Total de visualizações

Licença Creative Commons
Tecnologia do Blogger.