domingo, 28 de fevereiro de 2010

Chocolate estimula a serotonina


Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central.

Uma das grandes razões que fazem o chocolate ser tão consumido, é que ele, entre outras coisas aumenta a produção de serotonina, é uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade. Além de elevar os níveis de serotonina, as calorias elevam os teores de endorfinas, o que explica a tal sensação de prazer citada por absolutamente todos os consumidores de chocolate.

image

A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre as células do cérebro (neurônios). Ela é quimicamente representada pela 5-hidroxitriptamina (5-HT), sendo também frequentemente designada por este nome.

Fórmula molecular N2OC10H12
Massa molar

176.215

A serotonina parece ter funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite, entre outras.

image

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Vinho, uísque e cerveja causam mais ressaca do que outras bebidas


image

Se dirigir, não beba, e se beber... beba vodca, por exemplo. Pesquisadores da Brown University, nos Estados Unidos, descobriram que os subprodutos orgânicos da fermentação do vinho, uísque e cerveja possuem um efeito levemente tóxico que potencializa a ressaca já característica do álcool. De acordo com a pesquisa, quanto mais escuros os subprodutos - como no caso do vinho e uísque -, maior a dor de cabeça do dia seguinte. Ui.

Espartilho identifica níveis de CO2 no ar


 

image

Imagine um espartilho que aperte sua cintura de acordo com a quantidade de gás carbônico presente no ar. Bom, eu nunca imaginaria uma ideia dessas, acho que vocês também não. Mas o designer Kristin O’Friel, da Universidade de Nova York, criou a peça com pequenos sensores que se comprimem ou distendem de acordo com a quantidade de CO2 do ar. A ideia da vestimenta é mudar a percepção que as pessoas têm das mudanças ambientais, sentindo-as no próprio corpo. Aliás, a escolha do espartilho tem tudo a ver com isso. Quanto mais apertado ele estiver - devido às altas taxas de CO2 - mais difícil será de respirar.

Legal, não é?

(Via Superinteressante)

Anterior Página inicial

No Facebook

Seguidores

Total de visualizações

Licença Creative Commons
Tecnologia do Blogger.